21 de abril de 2012

Dança Indiana

   A história nos conta que a origem da dança indiana e do teatro veio através de uma escritura chamada Natya Shastra.

Natya- é a junção de atuação, música e dança; Shastra- quer dizer escritura

   É dito que o Natya Shastra foi composto pelo Deus Brahma, o senhor da criação, e que para sua composição foram extraídos textos dos quatro Vedas. Os Vedas foram escritos em sânscrito, por volta do ano 2000 a.c., o Natya Shastra é composto de 36 capítulos com 6.000 versos e algumas passagens em prosa. Na verdade a autoria é do sábio Bharata Muni, mesmo que na Índia acredita-se que foi escrito realmente por um Deus. 
  Originalmente a dança era apresentada dentro dos Templos em uma sala especialmente construída e chamada de Natyamandapa, era executada por mulheres chamadas de “Devadasis''Portanto a dança era considerada como uma oferenda aos Deuses assim como a comida, as flores, etc. 

Deva= Deus; dasi= serva
    
 O primeiro ensinamento do Natya Shastra diz que “o corpo inteiro deve dançar” e todas as posturas da dança indiana, com centenas de expressões corporais, tem um significado simbólico e uma relação com a milenar cultura hindu.
   Na dança clássica indiana existe uma pequena divisão de ''estilo'', esses são:

Nritta (dança pura ou abstrata)
   É composta de movimentos baseados no ritmo e na música e não tem significado, tendo um caráter puro, decorativo e abstrato. 
   A ênfase é nos movimentos puros de dança, criando padrões no espaço e no tempo sem nenhuma intenção específica de projetar qualquer emoção, e seus movimentos são criados por diversas partes do corpo para criar apenas a beleza estética.
   A unidade básica da dança é chamada de Adavu, que quer dizer “combinação” e no caso da dança pura, combina passos e gestos chamados de Nritta Hastas.

Nrittya (dança expressiva)
  Composto de Hastas Abhinaya que são usados para contar histórias através da expressão das mãos, do rosto e do corpo.

-   Hastas quer dizer mão e os principais Hastas (ou Mudras) usados em Nrittya são os Asamyukta (simples) e os Samyukta (compostos).
-  Abhinaya é uma síntese de vários aspectos do processo dramático e na maioria das vezes é traduzida como "atuar" ou "educar". Há quatro tipos de Abhinaya citados nas escrituras: Angika (expressões corporais), Vacika (fala ou canto), Aharya (caracterização) e Satvika (comportamento das personagens, a expressão da graciosidade e a emoção).   
   Rasa (sabor) e Bhava (sentimento ou emoção) são os principais componentes de Abhinaya. 

   As principais expressões do rosto são chamadas de Nava Rasas e são compostas de: 
-Sringaram (amor)
-Veeram (heroísmo)
-Karuna (tristeza ou compaixão)
-Adbhuta (maravilhamento)
-Raudram (ira)
-Hasya (humor ou comedia)
-Bhayanaka (medo ou pavor)
-Bibhatsa (nojo)
-Shanta (paz).

     Em cada região da Índia surgiram diferentes versões das danças indianas, preservando os mesmos preceitos, as mesmas leis registradas no Natya shastra. Entre as que se destacam neste campo, encontramos:

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File:Bharatanatyam_dancer.jpg

Bharathanatyam: é dança mais popular da Índia, nascida no interior dos templos de Tamil Nadu, no sul da Índia. É uma dança clássica tradicional, onde os dançarinos fazem lindos e suaves movimentos e poses. Vinculado ao culto de Shiva, o Bharatanatyam indica "vinte e quatro movimentos para a cabeça inteira, quatro para o pescoço, seis para as sobrancelhas, vinte e quatro para os olhos, cinqüenta e sete para as mãos, nove movimentos de pálpebras, seis movimentos de nariz, seis de lábios, sete de queixo..."







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Sharma_et_Rajendra_Kumar_Gangani_2.jpg

Kathak: muito conhecida no Norte indiano, suas origens remontam aos bardos nômades do norte da Índia antiga, conhecida como Kathaks, ou contadores de histórias, tornando-se famosa por algum tempo nas cortes hindu e mongol.
   Envolve um elaborado movimento dos pés e vertiginosos rodopios corporais. É principalmente uma forma de teatro, com música instrumental e vocal e o uso de gestos e movimentos estilizados para representar a história contada.




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File:Odissi_Performance_DS.jpg
Odissi: é uma dança ritual que tem origem no leste indiano, no Templo do Sol em Konarak, em meados do século II a.C..
  Toda a dança é estruturada de uma forma clara e não linear, com movimentos explorados através das duas posições básicas, chowka e tribhanga.

Chowka
O chowka é a energia masculina. É caracterizado pela rigidez na postura, que divide a força igualmente distribuída entre os dois lados do corpo.

Tribhanga
O tribhanga, por sua vez, é a energia feminina. A dançarina molda seu corpo como um "S", e realiza movimentos bem sinuosos, porém demarcados.



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File:Kathakali_BNC.jpg




Kathakali: é um tipo de dança do Norte da Índia. Tem movimentos leves e um pouco mais lentos, as partes do corpo mais usadas são o olhar e os pés. A dança em si é muito difícil mas também é considerada uma das mais bonitas.







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File:Mohiniyaattam_11.jpg


Mohiniyattam: é originário do estado de Kerala, no sul da Índia. Essa é uma dança praticada exclusivamente por mulheres e influenciada pelo Kathakali, pelo Kudiyattam e pelo Bharatanatyam. É conhecido como "a dança do encantamento' pois é o estilo que mais valoriza e explora a graciosidade, alem da extrema leveza, fluidez e delicadeza. Os movimentos circulares, lentos e refinados dão ao Mohiniyattam um sentido de profundidade e manifestaçao interna.
 As bailarinas se vestem de branco e dourado.







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File:Kuchipudi_Performer_DS.jpg

Kuchipudi: surgiu na Vila de Kuchelapuram no estado de Andra Pradesh, no sul da Índia
No começo era dançado apenas por homens, mas no séc. XX passou passou a ser praticado por mulheres e aproximou-se do universo das danças dramáticas indianas. Tem muitos pontos em comum com o Bharatanatyam, é forte e enérgica, associando danças solo e coreografias próprias do drama. O item de resistência do Kuchipudi é o Taragam, executado sobre um prato de cobre e com um pote de água na cabeça.








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/File:Flickr_-_dalbera_
-_Bimbavati_Devi_(Manipuri)_(3).jpg



Manipuri: surgiu em Kerala, Zona Sul da Índia. Os dançarinos se movem por meio de passos miúdos e saltitam. É uma mistura de quase todas as danças indianas.
As mulheres dançam de sári (roupa tradicional da Índia), não é necessário, como nos outros estilos, o uso de guizos nos tornozelos.







 Para aprender a dança indiana, o bailarino precisa não apenas de uma grande dedicação técnica, mas, principalmente, de uma profunda e perfeita integração entre o corpo, a mente e o espírito.

Playlist no Youtube com os estilos de dança: Confira





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