A história nos conta que a origem da dança indiana e do teatro veio
através de uma escritura chamada Natya
Shastra.
Natya- é a junção de atuação, música e dança; Shastra- quer dizer escritura
É dito que o Natya Shastra foi
composto pelo Deus Brahma, o senhor da criação, e que para sua composição foram
extraídos textos dos quatro Vedas.
Os Vedas foram escritos em sânscrito, por volta do ano 2000 a.c., o Natya Shastra é composto de 36 capítulos
com 6.000 versos e algumas passagens em prosa. Na verdade a autoria é do sábio
Bharata Muni, mesmo que na Índia acredita-se que foi escrito realmente por um
Deus.
Originalmente a dança era apresentada dentro dos Templos em uma sala
especialmente construída e chamada de Natyamandapa, era executada por mulheres
chamadas de “Devadasis''. Portanto a dança era considerada como uma oferenda aos Deuses assim como a comida, as flores, etc.
Deva= Deus; dasi= serva
O primeiro ensinamento do Natya
Shastra diz que “o corpo inteiro deve dançar” e todas as posturas da dança
indiana, com centenas de expressões corporais, tem um significado simbólico e
uma relação com a milenar cultura hindu.
Na dança clássica indiana existe uma pequena
divisão de ''estilo'', esses são:
Nritta (dança
pura ou abstrata)
É composta de movimentos baseados no ritmo e na música e não tem
significado, tendo um caráter puro, decorativo e abstrato.
A ênfase é nos movimentos puros de dança, criando padrões no espaço e no
tempo sem nenhuma intenção específica de projetar qualquer emoção, e seus
movimentos são criados por diversas partes do corpo para criar apenas a beleza
estética.
A unidade básica da dança é chamada de Adavu, que quer dizer “combinação”
e no caso da dança pura, combina passos e gestos chamados de Nritta Hastas.
Nrittya (dança
expressiva)
Composto de Hastas e Abhinaya que são usados para contar
histórias através da expressão das mãos, do rosto e do corpo.
- Hastas
quer dizer mão e os principais Hastas (ou Mudras) usados em Nrittya são os
Asamyukta (simples) e os Samyukta (compostos).
- Abhinaya é uma síntese de vários aspectos do processo dramático e na maioria
das vezes é traduzida como "atuar" ou "educar". Há quatro
tipos de Abhinaya citados nas escrituras: Angika (expressões corporais), Vacika
(fala ou canto), Aharya (caracterização) e Satvika (comportamento das
personagens, a expressão da graciosidade e a emoção).
Rasa (sabor) e Bhava (sentimento ou emoção) são os principais componentes de Abhinaya.
As principais expressões do rosto são chamadas de Nava Rasas e são
compostas de:
-Sringaram
(amor)
-Veeram
(heroísmo)
-Karuna
(tristeza ou compaixão)
-Adbhuta
(maravilhamento)
-Raudram
(ira)
-Hasya
(humor ou comedia)
-Bhayanaka
(medo ou pavor)
-Bibhatsa
(nojo)
-Shanta
(paz).
Em cada região da Índia surgiram diferentes versões das danças
indianas, preservando os mesmos preceitos, as mesmas leis registradas no Natya
shastra. Entre as que se destacam neste campo, encontramos:
commons.wikimedia.org/wiki/ File:Bharatanatyam_dancer.jpg |
Bharathanatyam: é
dança mais popular da Índia, nascida no interior dos templos de Tamil Nadu, no
sul da Índia. É uma dança clássica tradicional, onde os dançarinos fazem lindos
e suaves movimentos e poses. Vinculado ao culto de Shiva, o Bharatanatyam
indica "vinte e quatro movimentos para a cabeça inteira, quatro para o
pescoço, seis para as sobrancelhas, vinte e quatro para os olhos, cinqüenta e
sete para as mãos, nove movimentos de pálpebras, seis movimentos de nariz, seis
de lábios, sete de queixo..."
commons.wikimedia.org/wiki/File:Sharmila_ Sharma_et_Rajendra_Kumar_Gangani_2.jpg |
Kathak: muito conhecida no Norte indiano, suas origens remontam aos
bardos nômades do norte da Índia antiga, conhecida como Kathaks, ou contadores
de histórias, tornando-se famosa por algum tempo nas cortes hindu e mongol.
Envolve um
elaborado movimento dos pés e vertiginosos rodopios corporais. É principalmente
uma forma de teatro, com música instrumental e vocal e o uso de gestos e
movimentos estilizados para representar a história contada.
commons.wikimedia.org/wiki/ File:Odissi_Performance_DS.jpg |
Odissi: é uma dança ritual que tem origem no leste indiano, no
Templo do Sol em Konarak, em meados do século II a.C..
Toda a dança é
estruturada de uma forma clara e não linear, com movimentos explorados através
das duas posições básicas, chowka e tribhanga.
Chowka
O chowka é a energia masculina.
É caracterizado pela rigidez na postura, que divide a força igualmente
distribuída entre os dois lados do corpo.
Tribhanga
O tribhanga, por sua vez, é a
energia feminina. A dançarina molda seu corpo como um "S", e realiza
movimentos bem sinuosos, porém demarcados.
commons.wikimedia.org/wiki/ File:Kathakali_BNC.jpg |
Kathakali: é um tipo de dança do Norte da Índia. Tem
movimentos leves e um pouco mais lentos, as partes do corpo mais usadas são o
olhar e os pés. A dança em si é muito difícil mas também é considerada uma das
mais bonitas.
commons.wikimedia.org/wiki/ File:Mohiniyaattam_11.jpg |
Mohiniyattam: é originário do estado de Kerala, no sul da Índia. Essa é uma dança praticada exclusivamente por mulheres e influenciada pelo Kathakali, pelo Kudiyattam e pelo Bharatanatyam. É conhecido como "a dança do encantamento' pois é o estilo que mais valoriza e explora a graciosidade, alem da extrema leveza, fluidez e delicadeza. Os movimentos circulares, lentos e refinados dão ao Mohiniyattam um sentido de profundidade e manifestaçao interna.
As bailarinas se vestem de branco e
dourado.
commons.wikimedia.org/wiki/ File:Kuchipudi_Performer_DS.jpg |
Kuchipudi: surgiu na Vila de Kuchelapuram no estado de Andra Pradesh, no sul da Índia
No começo era dançado apenas por homens,
mas no séc. XX passou passou a ser praticado por mulheres e aproximou-se do
universo das danças dramáticas indianas. Tem muitos pontos em comum com o
Bharatanatyam, é forte e enérgica, associando danças solo e coreografias
próprias do drama. O item de resistência do Kuchipudi é o Taragam, executado
sobre um prato de cobre e com um pote de água na cabeça.
Manipuri: surgiu em Kerala, Zona Sul da Índia. Os dançarinos se movem por meio de passos miúdos e saltitam. É uma mistura de quase todas as danças indianas.
As mulheres dançam de sári (roupa
tradicional da Índia), não é necessário, como nos outros estilos, o uso de
guizos nos tornozelos.
Para aprender a dança indiana, o bailarino precisa não apenas de uma grande dedicação técnica, mas, principalmente, de uma profunda e perfeita integração entre o corpo, a mente e o espírito.
Playlist no Youtube com os estilos de dança: Confira
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