13 de dezembro de 2011

Plié e Grand-Plié

1- Demi Plié     2- Grand Plié
   O plié é o primeiro exercicio na barra que você aprende na vida, ele acompanhará todo seu estudo no ballet.
   Os pliés são, de fato, um dos mais importantes - se não o mais importante – exercício que você irá fazer em sala de aula.
   Os exercícios de pliés são geralmente uma combinação de demi-pliés e grand-pliés, de modo que você, enquanto dobra os joelhos, ensina a virilha a girar as coxas para fora. Além disso, seus tornozelos são preparados para resistir às quedas, seus pés para fazer o relevé, e seu tronco para ficar ereto, entre outros sub-objetivos que o plié traz em sua execução.
   Existe o demi-plié e o grand-plié:
 
1- Demi-plié ou plié
  É uma pequena dobra nos joelhos. Cada vez que o joelho dobra, ele deve dobrar até o fundo, isto é, o máximo possível, fazendo-se força no músculo das coxas para não deixar o joelho cair para frente, forçando-se ao máximo o tendão de Aquiles e mantendo o calcanhar totalmente no chão.

  Manter as costas retas e o braço na segunda posição. Agora dobre seus joelhos apontando os joelhos para fora, sem tirar os calcanhares do chão. Mantendo o quadril encaixado, a barriga para dentro e a postura. Os braços acompanham o movimento do exercício.

   Um demi plié é o início e o final de cada salto que se dá. É um dos mais importantes movimentos do vocabulário do ballet e se não for executado corretamente, pode causar lesões nos joelhos, tornozelos e quadris.

2- Grand-plié

   É a grande dobra dos joelhos. O grand-plié começa com o demi plié e é, como este, da maior importância para o trabalho de virar as pernas en dehors, a partir dos quadris e interior das coxas, pois, com os dois pés no chão e o peso do corpo bem distribuído entre as duas pernas, este trabalho é mais facilmente conseguido. O grand plié também aumenta a força das pernas, pois para se executar corretamente o grand plié é necessário descer e subir com a força das coxas e nunca com o do corpo. 
   Deve-se cuidar muito para que os joelhos dobrem sempre na direção da ponta dos pés, forçando a abertura da parte interna das coxas, apertando-se as nádegas e mantendo-se o corpo e as costas retos. Ele deve ser feito continuamente, evitando parar o movimento em baixo (o que se diz "sentar") para depois subir.
    

Assista para entender melhor:  Playlist de passos - Plié



6 comentários:

  1. Eu amei este artigo!!Muito prestativo...Eu usei para fazer a minha tarefa do ballet!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha lhe ajudado, bom ja sabe né, qualquer duvida da uma olhadinha aqui no blog ;)

      bjin bjin ;*

      Excluir
  2. acho que deveria ter mais informaçoes de passos na pagina mais foi muito gostei muito e foi muito uteo

    ResponderExcluir
  3. parabens pelo trabalho tambem usei para uma tarefa de trabalho

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus!!! Deu muito trabalho encontrar um blog tão maravilhoso como o seu PARABÉNSSS! Amei! Já vou seguir vcs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, espero que te ajude, eu nao tenho postado mais mas estou sempre aqui. Bjs

      Excluir