4 de novembro de 2018

Ballet de Repertório- Dom Quixote


 Numa praça no interior da Espanha em Servilha, no século XVI, Quitéria uma jovem de 18 anos e de personalidade forte e petulante, é prometida para Camacho, rico lavrador, habituado a corte francesa. Seu pai Lorenzo faz muito gosto na união porém Quitéria enamorada de Basílio e recusa se casar com seu pretendente.
   A praça em festa com seus preparativos do casamento, triunfa a chegada do famoso toureador Espada, seus companheiros e sua noiva Mercedes.
   Dom Quixote e Sancho Pança entram na vila provocando grande comoção. Ao olhar para Quitéria Dom Quixote pensa ter achado sua Dulcineia, uma mulher a qual sempre amou.
   Movido pela ideia do casamento arranjado, Quitéria e Basílio aconselhados por Espada e Mercedes, decidem fugir seguindo Dom Quixote e Sancho Pansa. Camacho e Lorenzo perseguem o casal.               
   Quitéria e Basílio se refugiam nos moinhos de vento, perto de um acampamento de ciganos.
   O enamorado casal se esconde no acampamento e participa das danças.
   Logo chega Camacho e Lourenço a procura de Quitéria, e são assaltados.
   Dom Quixote e Sancho Pança chegam ao acampamento sendo bem acolhidos. São convidados a participarem da festa, onde também estão Quitéria e Basílio disfarçados de ciganos.

   Dom Quixote, em seu delírio, confunde Quitéria com sua amada Dulcineia. Ele tem um sonho com belas moças Dríades que dançam exaltando o amor e o cupido sela para sempre o coração de Dom Quixote.
   Mas o sonho acaba.                     

Quitéria e Basílio encontram refúgio em uma taberna.
 Felizes festejam seu reencontro, porém chegam Camacho, Lourenço, Dom Quixote e Sancho Pança. Camacho continua com o firme propósito de desposar Quitéria. Num gesto extremo, Basílio abre a sua navalha, cometendo um suicídio perante todos. Moribundo expressa o seu último desejo: o de casar-se com Quitéria.
 Dom Quixote comovido, convence o pai de Quitéria a atender a última vontade de Basílio.
 Tão logo o casamento é permito, Basílio levanta e abraça sua noiva Quitéria. Era tudo uma farsa arquitetada pelo jovem apaixonado para conseguir o que queria.


  Em meio à grande alegria, todos se cumprimentaram e celebraram com jubilo o casamento dos jovens apaixonados. Numa grande festa de confraternização, Dom Quixote é condecorado como herói. Camacho conformado com seu destino segue em busca de uma nova Donzela.
  Dom Quixote e Sancho Pança partem em busca de novas aventuras...

Nenhum comentário:

Postar um comentário