8 de janeiro de 2012

Como limpar suas sapatilhas

 


Um dos grande problema das bailarinas é a limpeza das sapatilhas mantê-las sempre limpinhas é um grande desafio, mas a gente sempre arruma um jeitinho de deixa-las limpas, mesmo que seja disfarçando a sujeirinha, por isso resolvi fazer um post sobre como limpar as sapatilhas, seja de ponta ou sem ponta.
  Como muitos devem saber a sapatilha de ponta não pode ser molhada como as sem ponta mas limpa-las também é possível.







Dicas que servem para sapatilhas de ponta e sem ponta:

  Veja multi-uso
1- Dissolva o produto com um pouco de água.
2- Pegue uma escova de dentes velha (se possível macia para não rasgar), molhe a escova no produto dissolvido com água e esfregue com muita calma e paciência na sapatilha.
3- Pronto!! num passe de mágica suas sapatilhas estarão limpinhas, mas lembre-se que esse processo irá deixar as sapatilhas um pouco desbotadas.

  Álcool
1- Pegue um paninho embebido em álcool e vá passando nas sapatilhas (lembre-se que as sapatilhas são suas amigas, nada de esfrega o pano nelas com brutalidade).
   Essa dica não limpa totalmente as sapatilhas mas deixa elas mais clarinhas.

  Detergente (apenas sapatilhas de lona) 
1- Pegue um pouco de detergente suave.
2- Lave as sapatilhas normalmente na torneira.
3- Coloque para secar no sol ou na sombra (se o sol estiver muito quente).

  Brilhante Gel
1- Umedeça um chumaço de algodão no produto, esfregue bem na área suja.
2- Deixe as sapatilhas secarem em um lugar que pegue sol para secar. 

  Giz
1- Pegue giz (de marcar roupa), rosa ou branco e vá passando até ficar da mesma cor da sapatilha.
   Dá trabalho, e deve ser feito na hora do espetáculo.
   Esse processo não limpa a sapatilha mais camufla a sujeira.

  Pó compacto
1- Aplique o pó compacto em toda sapatilha de preferência um pó compacto que seja da cor mais próxima possível da sapatilha. Esse processo também deve ser feito na hora do espetáculo.
   E também não limpa, apenas camufla.

  Creme dental
   Gente esses dias eu limpei a minhas sapatilhas (sem ponta) com creme dental, eu não sabia se podia ou não, e não tinha nada para limpar elas em casa e elas estavam extremamente sujas.
1- Dissolvi o creme dental com um quantidade mínima de água.
2- Peguei uma escova de dente e fui esfregando nelas.
3- Tirei a o creme dental com um paninho úmido. e coloquei no sol para secar.
   Tenho que dizer que elas estão vivas até hoje, então acredito eu que não estrague ou algo do tipo, e essa mistura de creme dental e água tira a sujeira num piscar de olhos.

   Lavagem 
   Muitos dizem que não pode lavar, e concordo, porque senão amolece o gesso, mas encontrei uma forma de lavar e não amolecer.
1- Dissolva um pouco de sabão gelatinoso (sabão geleia) numa quantidade moderada de água.
2- Molhe uma escovinha (escova dental velha) nessa mistura de água com sabão e vá esfregando na sapatilha. Esfregue ate toda a sujeira sumir, mas cuidado para não exagerar.
3- Pegue um pano seco e vá passando na sapatilha para ir tirando o sabão. Se necessário molhe o pano.
4- Coloque no varal para secar.
   Esse processo desbota a sapatilha um pouco, e não deve ser repetido constantemente por causa do gesso.

  Ponteira
   A ponteira não é tão simples de limpar, porque não pode ser molhada, mas pode dar uma passadinha com pano úmido, e depois colocar talco anticéptico.


11 comentários:

  1. Procurei muito como lavar minhas sapatilhas de jazz (de lona) e só encontrei aqui! Obrigada por divulgar!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigadaa eu precisava limpar minha sapatilha para uma apresentação e eu achei aq

    ResponderExcluir
  3. Muitissíssimo obrigada por me ajudar minhas sapatilhas de pontas estavam completamente imundas e só as comprei ainda esse ano

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada pela dica; Lavei a sapatilha da minha filha.... Adivinha.

    ResponderExcluir
  5. mt obrigadaaa minha sapatilha ficou como novaa <<33

    ResponderExcluir
  6. amei cara eu tenho uma apresentaçao da qui a uma semana e minha sapatilha estava muito suja e agora esta novinha em folha

    ResponderExcluir
  7. amei cara eu tenho uma apresentaçao da qui a uma semana e minha sapatilha estava muito suja e agora esta novinha em folha

    ResponderExcluir
  8. Achei muito legal todas as dicas! Para quem tem a Gaynor (que não é de gesso) pode-se lavar mais!

    ResponderExcluir
  9. Muito bom ajudou muito!

    ResponderExcluir