Livros Biográficos

Ana Botafogo - Na magia do palco 
Autor: Ana Botafogo, Suzana Braga

   Biografia da bailarina Ana Botafogo, uma das bailarinas mais conhecidas e respeitadas do Brasil e também, a análise de 11 clássicos do balé, interpretados por ela ao longo de sua carreira. Suzana Braga, crítica de dança revela alguns segredos de palco da grande intérprete brasileira, que começou sua carreira profissional em Paris.

Ana Botafogo: Na Ponta dos Pés 
Autor: Dalal Achcar

   Impressões sobre a dança e também sobre a vida. O cotidiano de uma bailarina, os sonhos, os amores, as esperanças e os medos. A trajetória profissional que se mescla com a pessoal. Todos esses elementos estão presentes neste livro.
   Percurso da formação que permitiram o surgimento de uma das principais bailarinas brasileiras reconhecida internacionalmente, Ana Botafogo.  Revela um lado da vida pessoal e profissional que o público não conhece. O livro trata de momentos importantes da vida de Ana Botafogo, seu 'début' internacional, sua entrada para o Teatro Municipal do Rio de Janeiro como primeira bailarina, suas apresentações que tiveram mais êxito e seus balés prediletos.

Balé uma arte
Autor: Dalal Achcar

   Bailarina, professora, coreógrafa, tem devotado grande parte de sua vida profissional como educadora, colaborando no aperfeiçoamento da dança, e expandindo a atividade no Brasil.
   Nascida no Rio de Janeiro, iniciou seus estudos no balé com Pierre Klimov, aprimorando seus estudos na França, nos Estados Unidos e na Inglaterra. Seu desenvolvimento técnico e sua influência artística vieram de Madame Maria Makarova, professora russa e maîtrisse-de-ballet, formada pela Escola Superior de Ballet de São Pettesburgo, que Dalal Achcar trouxe para o Brasil no final dos anos 50. Dame Margot Fonteyn, grande amiga sua por longos anos, teve também uma enorme influência em sua carreira artística.

Dança, Experiência de Vida
Autor: María Fux

   María Fux condensa neste livro sua experiência de mais de 30 anos, como coreógrafa e bailarina e, sobretudo, como educadora que transmite sua linguagem artística. O livro mostra como podemos nos expressar através do corpo como meio de comunicação a serviço da educação, mesmo quando há problemas de deficiência física, e sem limite de idade.

Dentro da Dança 
Autor: Murray Louis

   Murray vive dentro da dança desde 1949. Viu a profissão crescer, modificar-se, definir-se, redefinir-se. De lá para cá, com a ampliação de público e crítica, multiplicaram-se os que falam sobre a dança, feita no entanto, como sempre, por bailarinos. "Escrevi este livro", diz Murray, "para dar voz a esses artistas não verbais". Este é um livro surpreendente sobre a dança, vista de dentro. Na verdade, vista do centro. Trata da dor, do riso, do suor, da energia, da resistência, do desespero e da glória do bailarino, além das alegrias de todos os que estão comprometidos com as artes.

Nos Passos da Dança
Autor: Maribel Portinari

   Este livro reúne entrevistas que Maribel Portinari realizou para a imprensa carioca, com grandes nomes da dança - Alvin Ailey, Maurice Béjart, Margot Fonteyn, Márcia Haydée, Nora Esteves, Fernando Bujones, Pina Bausch, Mikhail Baryshnikov, Gene Kelly, Natalia Makanova, Jorge Donn, Márika Gidali e Décio Otero, Bob Fosse, Maia Plissetskaia, Ana Botafogo, Assaf Messerer, Cyril Atanassoff, Alicia Alonso, Ekaterina Maximova, Rudolf Nureiev, Tatiana Leskova, Galina Ulanova, Dalal Achcar, Vladimir Vassiliev, Alwin Nikolais, Nina Verchinina, Eugenia Feodorova e Antonio Gades. E, em alguns momentos, ela não poupou os entrevistados de uma crítica aguda e perceptiva, como no caso de Mikhail Baryshnikov.

Nureyev 
Autor: Peter Watson

   Nureyev é um livro biográfico de um dos maiores bailarinos. Um livro rico em detalhes, minucioso e com depoimentos cruzados. Nureyev era uma pessoa determinada, incansável e ambiciosa (em relação a dança). Além de grande bailarino, também se tornou empresário, coreógrafo, músico entre outros.  O livro conta a trajetória de Nureyev desde o nascimento até a morte, todas as escolas de ballet pela qual passou, seus companheiros de palco, sua vida amorosa e seus sonhos. Apaixonante e interessante. Além de contar a vida de Nureyev conta a história do ballet.

O Livro da Dança
Autor: Inês Bogéa

   A história da bailarina Inês Bogéa começa de ponta-cabeça. Quando era criança, ela ia e voltava da padaria fazendo estrelas, pontes, paradas-de-mão e outras estripulias que havia aprendido na ginástica olímpica.
   Inês parou com a ginástica e passou a jogar capoeira. Até que um dia seu pai via o balé O lago dos cisnes na TV, e Inês ficou maravilhada. Ela começou a fazer balé e, logo na primeira aula, decidiu que seria bailarina.

   O livro da dança apresenta ginastas consagradas e explica os principais ritmos da capoeira. O livro conta a história de balés clássicos, traz informações sobre os passos do balé, coreógrafos, companhias de dança e os maiores bailarinos do Brasil e do mundo, com muitas fotos e os desenhos bem-humorados de Marcelo Cipis.

Tatiana Leskova: uma bailarina solta no mundo
Autor: Suzana Braga

   “Os russos não me consideram russa, os franceses não me consideram francesa e os brasileiros não me consideram brasileira.Então decidi: sou bailarina”

   Iniciada em 1996, a ideia do livro Tatiana Leskova: Uma Bailarina Solta no Mundo, levou nove anos para se tornar um fato. Neste período, Tatiana Leskova chegou aos oitenta anos, completou sessenta anos de Brasil e cinquenta de nacionalidade brasileira. Certamente o fascínio das histórias de Tatiana Leskova irá encorajar o leitor a mergulhar mais fundo na vida e na arte desta bailarina que ajudou a conquistar um espaço mais digno e arrojado para a dança brasileira desde que aqui se instalou.

O Voo da Bailarina 
Autor: , Michaela DePrince e Elaine DePrince

   Nascida na Serra Leoa devastada pela guerra, os primeiros anos de vida de Michaela DePrince não foram fáceis. Após perder os pais de maneira brutal, a jovem foi abandonada pelo tio em um orfanato, onde ficou conhecida como a “número 27” e foi cruelmente apelidada de “criança demônio”, devido a uma condição de pele que faz com seu corpo pareça manchado. A estadia no orfanato, no entanto, lhe forneceu uma bênção: foi lá que Michaela encontrou a capa de revista que determinaria seu futuro, estampada com uma linda bailarina na ponta dos pés. Adotada por uma família norte-americana que encorajou seu amor pelo balé matriculando-a em escolas de dança, Michaela DePrince daria início à emocionante trajetória rumo aos maiores patamares do balé mundial.
   O voo da bailarina é leitura essencial para a desconstrução dos rígidos estereótipos raciais e padrões de beleza presentes no competitivo mundo do balé.

O Bailarino  
Autor: Colum Mccann

   Um camponês russo que se tornou numa lenda internacional, um exilado da Guerra Fria que inspirou a adoração de milhões, um artista cujo nome era sinônimo de gênio, sexo e excesso. A magnificência da vida e do trabalho de Rudolf Nureyev é conhecida, mas agora Colum McCann, no seu mais ambicioso e ousado romance até à data, reinventa esta figura fortemente erótica através da luz que ele espalhou nas vidas daqueles que o conheceram. O Bailarino é povoado por um grande número de personagens, obscuras e famosas, reais e imaginadas. E no coração, o artista: cheio de vontade, lascivo, sensual, ambicioso e guiado por uma nunca satisfeita necessidade de perfeição.

Adeus, China - O Último Bailarino de Mao
Autor: Li Cunxin

   Em um vilarejo extremamente pobre do nordeste da China, um jovem camponês está sentado em sua velha e frágil carteira escolar, mais interessado nos pássaros lá fora do que no 'Livro Vermelho de Mao' e nas pobres palavras nele contidas. Naquele dia, porém, homens estranhos chegam à escola - os delegados culturais de madame Mao. Estão à procura de jovens camponeses que, depois de receberem a formação necessária, possam tornar-se os fiéis guardiões da grande visão de Mao. O garoto observa um dos colegas ser escolhido e levado para fora da sala. A professora hesita. Deve ou não deve? Quase desiste. Mas, no último momento, toca no ombro do oficial e aponta o garoto miúdo. 'Que tal ele?', ela pergunta. Em um único momento, a possibilidade mais remota mudou de modo indescritível o curso da vida de um garoto. Ele faria parte de algumas das maiores companhias de balé do mundo. Um dia seria amigo do presidente e da primeira-dama, de astros do cinema e das pessoas mais influentes dos Estados Unidos. Seria uma estrela - o último bailarino de Mao, o queridinho do Ocidente. 
   Esta é a história de Li Cunxin - uma narrativa que poderia ter desaparecido, como as vidas de outros milhões de camponeses, em meio à revolução e ao caos.

Isadora Duncan - Minha Vida
Autor: Isadora Duncan 

   Isadora Duncan foi uma precursora da dança moderna, revolucionando e impressionando o mundo com seu estilo livre e apaixonado. Em sua autobiografia, ela fala sobre a infância vivida nos EUA e seus primeiros contatos com a dança, a paixão pela literatura, pela Antiguidade clássica, a ida à Europa e todos os momentos trágicos, os de miséria e de glória pelos quais passou ao longo da vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário