Documentários

Anatomy of a Male Ballet Dancer - 2018
   O brasileiro Marcelo Gomes ficou conhecido como o maior bailarino de sua geração. O documentário acompanha a rotina agitada de viagens e apresentações pelo mundo com a renomada American Ballet Theatre.

Relève: Histoire d'une création (Reset - O Novo Balé da Ópera de Paris) – 2017
   Documentário conta a história do coreógrafo e dançarino francês Benjamin Millepied. Ele se foi o primeiro bailarino a se tornar diretor do Paris Opera Ballet. Millepied ainda foi o responsável por criar as coreografias do filme Cisne Negro (2010), estrelado por Natalie Portman. 
Untapped Together – 2017
   Explora os impactos positivos dos estúdios de dança sobre a vida de crianças e adolescentes. Com entrevistas francas e danças belamente capturadas, o filme se concentra nas jovens dançarinas que frequentam esses estúdios e aos proprietários que dedicam suas vidas à arte de ensinar a dançar. Através de lágrimas e risos, esses jovens dançarinos e seus professores compartilham seus sentimentos conosco. Para as milhares de pessoas no mundo da dança, "untaled together", é uma celebração de uma das partes mais importantes de suas vidas. Para o público que só conhece a dança através de "hollywood" e "reality television", este filme irá desafiar sua perspectiva e dar uma imagem de quão importante esses lugares são para nossas comunidades e nossa cultura. 

The Ballet Bolshoi: A Hero Of Our Time (Ballet Bolshoi: Um Heroi Do Nosso Tempo) – 2017
   Pechorin, um jovem trabalhador, embarca em uma jornada através das montanhas majestosas do Caucasus, num caminho definido por seus encontros apaixonados. Desiludido e descuidado ele causa dor sobre si e as mulheres ao seu redor.

Restless Creature: Wendy Whelan – 2017
   Uma das bailarinas mais admiradas dos últimos tempos, Wendy Whelan foi celebrada por seu comportamento não-diva e sua longevidade notável, bem como por sua habilidade dançante. “Se eu não dançar, eu prefiro morrer”, ela afirmou enquanto fala sobre deixar o único ambiente que ela conhece e enfrentar o que vem depois. Quando ela chegou aos meados dos seus 40 anos, o New York City Ballet começou a aliviar sua participação em papéis de assinatura, e uma lesão séria do quadril exigiu cirurgia. Ao longo do documentário assistimos que Whelan lida com questões sobre sua própria identidade e valor.  

Ella - 2016
   O nome dela é Ella Havelka. Nascido em Dubbo e descendente do povo Wiradjuri; ela é o foco do documentário do diretor indígena Douglas WatkinO filme documenta sua vida desde o começo na escola de balé rural local até sua residência atual com o balé australiano localizado em Melbourne.
   Não é de surpreender que Ella seja a primeira pessoa indígena a ser selecionada para a escola de balé australiana - quando você pensa na cultura indígena, não pensa imediatamente em balé -, mas faz sentido que os dois se unam. Ambos têm forte expressão através da dança e são todos sobre tradição, tentando fazer justiça a uma obra de arte ou conhecimento que foi transmitida através das gerações.

Mr. Gaga (Gaga Amor Pela Dança) – 2015
   Ohad Naharin é um renomado coreógrafo e diretor artístico da Companhia de Dança Batsheva, de Israel. Um dos mais importantes, inovadores e produtivos coreógrafos do mundo que redefiniu a linguagem da dança contemporânea. O documentário é uma imersão no processo criativo da companhia por trás de suas apresentações únicas e um olhar sobre a fascinante história do artista de 60 anos de idade também conhecido como Mr. Gaga.


A Ballerina's Tale (Um Conto de Bailarina) – 2015
   Documentário sobre Musty Copeland, uma das raras bailarinas negras com destaque internacional, que narra sua trajetória, relembra grandes momentos de sua carreira e discute temas como racismo e imagem corporal na elite mundial do balé. 

Our Last Tango (O Último Tango) – 2015
   Uma história de amor entre dois dançarinos famosos de tango da história e sua paixão pela dança. María Nieves e Juan Carlos Copes se conhecem quando tem 14 e 17 anos, respectivamente, e dançam juntos durante 50 anos. Durante todos esses anos eles se amaram e se odiaram, passando por dolorosas separações, mas sempre se reconciliaram. Uma jornada sobre o tango e a história de amor, em seus momentos dramáticos, que é transformada em uma linda homenagem da vida de Juan e Maria em incríveis coreografias. 

Off The Floor: The Rise Of Contemporary Pole Dancing - 2014
   Documentário sobre a arte emergente do Pole Dance contemporâneo e como evoluiu desde a sua origem em strip-clubs para um movimento de empoderamento feminino e auto expressão.
   O filme segue Jessica Anderson-Gwin, uma dançarina treinada de hip-hop e moderna com uma visão única de misturar a dança moderna com a habilidade de Pole Dance. Ela forma a primeira empresa contemporânea de Pole Dance do mundo, Jagged, recruta apaixonados pelo novo gênero de dança e confronta os preconceitos da sociedade.

Ballet Boys – 2014
   Acompanha os adolescentes Lukas, Syvert e Torgeir, que passam três anos treinando para realizarem um grande sonho, o de entrar em companhias renomadas de ballet como o Norwegian Ballet Academy e o Royal Ballet School in London.
   O trio precisa fazer sacrifícios e superar seus limites e obstáculos até chegar o grande dia em que precisam encarar os jurados, que podem lhes dar o passaporte para o universo badalado do ballet.

Ballet 422 – 2014
   O documentário acompanha os bastidores de uma companhia de dança em New York na preparação do seu novo espetáculo - do primeiro ensaio à estreia mundial. 

Fist Position (Primeira Posição) - 2012
   A vida dedicada ao balé exige uma série de sacrifícios na busca pela perfeição. Seis jovens bailarinos de várias partes do mundo, com idades entre 9 e 19 anos, sonham em se tornar grandes estrelas profissionais. Para isso, eles se preparam para o Youth America Grand Prix, a maior competição de jovens bailarinos do mundo. Os jovens falam sobre a rotina de treinos exaustivos e a luta de alguns para superar a falta de apoio e financiamento enquanto se preparam para o grande teste de suas vidas.

São Paulo Companhia de Dança - 2012
   A dura rotina de trabalho dos dançarinos da São Paulo Companhia de Dança. São bailarinos e bailarinas que enfrentam diversas horas de treino e se manifestam artisticamente através do corpo. Corpo esse que funciona como instrumento de trabalho e como a própria obra artística. Sem entrevistas, o documentário desconstrói a primeira criação coreográfica do grupo, comandada pelo italiano Alessio Silvestrin, a partir de ensaios e de aulas de balé clássico e dança moderna.
Black Swan Metamorphosis – 2011
   Documentário sobre a produção do filme vencedor do Oscar, de Darren Aronofsky, 'Black Swan (2010)'.

Pina – 2011
   No início dos anos 1970, Pina assumiu a direção da Tanztheater Wuppertal, companhia de dança que hoje leva seu nome. Aos 68 anos, a coreógrafa alemã faleceu em junho de 2009, pouco depois do início das gravações do documentário. Tendo filmado apenas quatro trabalhos para o longa - Le Sacre du Printemps, de 1975, Kontakthof, de 1978, Café Muller, de 1978, e Vollmond, de 2006 -, Wenders resolveu seguir com o projeto após a morte de Pina, intercalando as cenas dos espetáculos com entrevistas e depoimentos dos bailarinos da companhia.

Tanzträume / Dancing Dreams (Sonhos em Movimento) – 2010
   Durante cerca de um ano, adolescentes de onze liceus de Wuppertal empreenderam uma viagem emocional. Todos os sábados, 40 jovens, entre os 14 e os 18 anos, participaram no curso de dança dirigido por dois bailarinos da companhia de Bausch, com supervisão da própria coreógrafa. O filme de Anne Linsel e Rainer Hoffman acompanha esse processo de ensaios e repetições até à estreia.

Tutu Much – 2010
   O programa de escola de verão do Royal Winnipeg Ballet é o primeiro passo para começar uma carreira como dançarino de balé profissional. Mas isso não significa que seja fácil.
   Nove meninas jovens vêm de todo o mundo para entrar no programa, sabendo que, se não entrarem por uma certa idade, será muito tarde para se tornar uma bailarina. Um dançarino pode tentar o mais difícil, mas não entrar no próximo estágio apenas com base em sua musculatura física. Aqueles que fazem isso enfrentam uma decisão difícil - gastar seus anos de infância e adolescência longe de suas famílias e focar as tensões diárias do treinamento de balé, ou viver como um adolescente normal.

Only When I Dance (Só Quando Eu Danço) – 2009
   Os adolescentes Irlan e Isabela encaram um momento decisivo para a realização de seu grande sonho: dançar balé profissionalmente. Além das longas horas de treino diário no prestigioso Centro de Dança Rio, onde ganharam uma bolsa, os dois precisam superar a barreira econômica e social que os separa dos demais. Irlan mora numa favela no Complexo do Alemão e luta para conseguir terminar a escola. Já Isabela, habitante do subúrbio carioca, é negra e enfrenta o preconceito até de sua instrutora. Para estes dois talentosos jovens, sair do país é a única esperança de um futuro brilhante.

 
La Danse, le ballet de l'Opéra de Paris – 2009
   Este documentário revela os bastidores de uma das companhias de balé mais prestigiosas do mundo: o Balé da Ópera de Paris. O filme segue a rotina dos dançarinos, treinadores, diretores, músicos, cenógrafos, coreógrafos e iluminadores ao longo de sete espetáculos: Romeu e Julieta, de Sasha Waltz, Orfeu e Eurídice, de Pina Bausch, O Quebra-Nozes, de Rudolph Nureyev, Paquita de Pierre Lacotte, A Casa de Bernarda de Mats Ek, O Sonho de Medeia de Angelin Preljocaj e Genus de Wayne McGregor.

 
Ballerina (Bailarina) – 2006
   Segue as sessões de treinamento, ensaios e vida cotidiana de cinco bailarinas russas em diferentes estágios de sua carreira.O filme possui filmagens de aulas na Vaganova Ballet Academy, bem como apresentações no Teatro Mariinsky .

Ballet Russes – 2006
   Documentário que conta toda a história (com muitos depoimentos) do lendário Ballet Russes, companhia responsável pelo nascimento do balé moderno - de seu aparecimento até os seus dias finais. Em mais de seis décadas de existência a companhia teve em seus quadros nomes como George Balanchine, Léonide Massine, Ivonne Craig, Irina Baronova, Frederic Franklin, Alicia Markova e tantos outros.

Mad Hot Ballroom (Loucos Pela Dança) – 2005
   Em 1994, duas escolas públicas de Nova York começaram a oferecer aulas de dança de salão. Em 2004 já eram 60 instituições de ensino com essa matéria no currículo. Ao final do curso, as escolas escolhem cinco pares de alunos para uma grande competição de dança de salão. O documentário acompanha, do início das aulas até o fim do campeonato, a trajetória dos alunos de três dessas instituições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário