3 de dezembro de 2011

Ballet de Repertório- Carmen

  O povo passeia pela rua. De repente escuta-se um som de briga vindo do segundo andar de um prédio. Descem das escadas Carmen e uma garota numa fervorosa discussão. Elas brigam nessa confusão, de repente entra Don José. Ele salva a perdedora e, ao tentar prender Carmen, é arrebatado pela sua rapidez e beleza.
  Completamente seduzido, ele pede a ela para encontra-lo mais tarde.

  Na taberna um grupo de jovens boêmios e viris se divertem. Don José chega e Carmen subitamente aparece. Ela encena uma dança sensual e provocante com um brilho polvilhado em seu curto cabelo e ombros, que espirra em todas as direções.
  No momento em que ela finalmente se oferece a Don José, a multidão festeja a sedução do policial por Carmen.

commons.wikimedia.org/wiki/File:Natalia_Matsak_Carmen2
  Já é de manhã e Carmen esta deitada na cama e começa a se mexer. Ela acaricia seu próprio corpo, convidando seu amante a desfrutar de seu charme.
  Don José está a princípio, desinteressado. Carmen fica muito aborrecida e resolve deixa-lo, então sua paixão é rapidamente renovada. Os dois se atracam num intenso e amoroso dueto.
  Enquanto descansam, três amigos de Carmen adentram o quarto e os intimam a descer.

  Carmem, Don José e alguns companheiros planejam um assalto. Don José, completamente dominado por Carmen, aceita uma adaga que ela lhe dá. Em seguida, Don José ataca e mata um homem sob ordens de Carmen.

  Um grupo de jovens aguarda a chegada de seu ídolo, um toureador. Quando este chega, seus olhos recaem sobre a belíssima Carmen, que friamente flerta com ele. Don José vê o flerte dos dois e reconhece o mesmo poder hipnótico que Carmen exerceu sobre ele.
commons.wikimedia.org/wiki/File:Natalia_Matsak_Carmen
A multidão sai da arena e Don José, furioso e com muito ciúmes, investe sobre Carmen para estrangula-la.
  Assim os dois começam um duelo dançante no qual um tem de morrer. Os desafios e os ataques terminam quanto Don José apunhala Carmen.
Em seguida Carmen morre em seus braços, enquanto seu corpo treme num último suspiro de vida.





Vocabulário
Taberna- casa onde se vende bebidas alcoólicas a varejo.
Boêmio- cigano
Viril- forte
Subitamente- que ocorre ou surge sem previsão
Polvilhado- coberto
Investe- ataca

 - Criei uma playlist no youtube com os repertórios do blog, confira:

Nenhum comentário:

Postar um comentário